União das Freguesias | História

brasao transparente

A reorganização administrativa do território nacional levada a cabo no ano de 2013, criada pela Lei 11-A/2013 de 28 de janeiro,determinou que as freguesias de Trigaches e São Brissos se unissem administrativamente e que a sede da União de Freguesias ficasse situada na localidade de Trigaches,  respeitando, no entanto, a sua integridade territorial e identidade.

Esta união agregou duas freguesias rurais do concelho de Beja ocupando uma área total de 68,26 km² e 572 habitantes de acordo com os censos realizados em 2011, o que perfaz uma densidade de 8,4 habitantes por km².

As Freguesias de origem...

Trigaches foi criada como freguesia independente pela Lei 60/88, publicada em DR a n/A5/1988, por desanexação do território da freguesia de Beringel. 0 seu orago é Nossa Senhora da Conceição.

A origem do topónimo Trigaches está envolta numa tenda que reza o seguinte: num dia muito quente e seco, numa época de muita fome e miséria, um poderoso rei surgiu com o seu exercito para conquistar estas terras, travando-se uma batalha entre o exército e os poucos habitantes da terra.De repente, entre os gritos da batalha, alguém gritou: "Senhor, Senhor, trigo acho! Trigo acho!!". 0 rei, ao escutar estas palavras e por ter já conquistado as terras, aqui terá permanecido cultivando-as para seu próprio sustento e da aldeia. E assim surgiu o nome Trigaches.

Em Trigaches encontra-se a Pedreira de Trigaches, sítio arqueológico cuja ocupação ê apontada para período do II milénio a.C. e a Pré-história recente. Esta dedução resulta do estudo do espólio aqui descoberto que se carateriza por conjuntos cerâmicos de fabrico manual.

No aspeto económico, Trigaches é uma freguesia ainda rural, onde se cultivam os cereais, destacando-se a produção de trigo. A extração de mármore, é também uma atividade de grande tradição em Trigaches; em meados dos anos 80, grande parte da matéria extraída em Trigaches era exportada para a Alemanha. Esta atividade foi durante muitos anos, a principal fonte de riqueza da terra, pois empregava grande parte da população e também de povoações vizinhas. Atualmente, a atividade sofreu o impato da crise generalizada e atravessa também um período de grande dificuldade.

São Brissos pertence ao concelho e distrito de Beja, distando da sede concelhia aproximadamente nove quilómetros. Passa nesta freguesia a ribeira que lhe é homónima, e que nasce na freguesia de Giesteira, corre em direcção ao 5ul, passa em São Brissos e desagua na margem direita da Ribeira de Alcáçovas, depois de treze quilómetros de curso. 0 orago de São Brissos ê Nossa Senhora do Rosário, a quem os habitantes dedicam uma festa solene, todos os anos, em data móvel (JuLho ou Agosto).

Como se deduz pela arqueologia da região onde se insere, com edificações dolménicas e fortificações castrejas, o povoamento do território de São Brissos recua, sem dúvida alguma, à época pré-romana. Alêm de existirem nas redondezas algumas fortificações castrejas e outros vestígios de povos antigos, a toponímia é também o bastante para fixar à freguesia uma vetustez além da Nacionalidade ou do século XII.

No eclesiástico, São Brissos foi da apresentação do arcebispo de Évora. O cura tinha um rendimento anual de três moios e quarenta alqueires de trigo, que lhe pagavam as herdades.

Administrativamente, São Brissos pertenceu sempre ao termo de Beja.

Relativamente ao património da freguesia, destacam-se a nível religioso, a Igreja Paroquial que conserva da época da fundação a abside manuelina. A planície alentejana é sem dúvida o maior interesse turístico local.

São Brissos é uma freguesia rural, na medida em que a agricultura ainda é uma actividade com importância na sua economia. A par da actividade agrícola estão outras, como a exploração de mármores e o pequeno comercio, que ocupam também uma parte significativa da população activa local.