Freguesia de São Brissos | História
O povoamento do território de São Brissos recua, sem dúvida alguma à época pré-romana.”
Orago: Nossa Senhora do Rosário.
População: 108 habitantes.
Área: 51,64 km²
Principais actividades económicas: Agricultura e pequeno comercio.
Feiras, festas e romarias: Festa em honra de Nossa Senhora do Rosário que se realizava em data movel durante o mês de agosto. Nos últimos anos não se tem realizado.
Património cultural e edificado: Igreja Paroquial, Fortificações castrejas e outros vestígios de povos antigos.
Armas: Escudo de prata, com duas espigas de trigo de verde, postas em pala e alinhadas em faixa; em chefe, cruz de vermelho; em campanha, maço, picareta e cinzel, tudo de negro, os primeiros passados em aspa e o último em pala, atados de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: S. BRISSOS - BEJA.
História e actualidade
A freguesia de São Brissos pertence ao concelho e distrito de Beja, distando da sede concelhia aproximadamente nove quilómetros.
A freguesia é delimitada pelo concelho de Ferreira do Alentejo, a Norte, e pelas freguesias de Trigaches, Beringel, Mombeja, Beja (Santiago Maior) e São Matias.
Passa nesta freguesia a ribeira que lhe é homónima, e que nasce na freguesia de Giesteira, corre em direcção ao Sul, passa nesta freguesia e desagua na margem direita da Ribeira de Alcáçovas, depois de treze quilómetros de curso.
O orago da freguesia é Nossa Senhora do Rosário, a quem os habitantes dedicam uma festa solene, todos os anos, em data móvel (Julho ou Agosto).
Como se induz pela arqueologia da região onde se insere, com edificações dolménicas e fortificações castrejas, o povoamento do território da freguesia de São Brissos recua, sem dúvida alguma, à época pré-romana.
Além de existirem nas redondezas algumas fortificações castrejas e outros vestígios de povos antigos, a toponímia é também o bastante para fixar à freguesia uma vetustez além da Nacionalidade ou do século XII.
No eclesiástico, S. Brissos foi da apresentação do arcebispo de Évora. O cura tinha um rendimento anual de três moios e quarenta alqueires de trigo, que lhe pagavam as herdades.
Administrativamente, São Brissos pertenceu sempre ao termo de Beja.
Relativamente ao património da freguesia, destacam-se a nível religioso, a Igreja Paroquial que conserva da época da fundação a ábside manuelina. A planície alentejana é sem dúvida o maior interesse turístico local.
São Brissos é uma freguesia rural, na medida em que a agricultura ainda é uma actividade com importância na sua economia. A par da actividade agrícola estão outras, como a exploração de mármores e o pequeno comércio, que ocupam também uma parte significativa da população activa local.